• Milena Pontes

Um plié e um copo d'água. Hidratação durante as aulas de ballet

Atualizado: 25 de Mar de 2019

Collant, meia, sapatilha e garrafinha de água. Como deve ser a hidratação durante a aula de ballet ?


Está é uma questão cujo a resposta pode variar muito de acordo com os professores e regras de cada escola. Existem professores que não permitem garrafinhas de água dentro da sala. Outros sim, mas só permitem que o aluno beba água entre os exercício de barra e centro.

  Mas nutricionalmente falando, o que bailarinos dentro dos mais váriados níveis precisam saber sobre hidratação? Para esclarecer isto contei com a colaboração especial da nutricionista e também bailarina Viviane Rocha


"Em qualquer nível de uma aula de ballet ocorre uma expressiva atividade músculo-esquelética, gerando gasto energético e aumento de calor corporal, logo para abordar este assunto vamos considerar os aspectos que fazem do ballet clássico uma modalidade esportiva. 
 As aulas normalmente  realizadas em salas fechadas e o tipo de  vestimenta utilizada durante a prática, favorecem a perda de líquidos corporais por meio da suodorese e o  compromete nosso estado de hidratação e repercuti em um menor desempenho, além de danos a saúde" -  explica Viviane.

É muito importante que o bailarino  leve em  consideração o tempo que passa dentro do estúdio de dança.

 Para aulas/ensaios que ultrapassam 1 hora: 

 Em atividades que ultrapassem 60 minutos de duração, o ideal seria a utilização de repositores hidroeletrolíticos, pois oferecem uma quantidade adequada de água, açúcares e eletrólitos e sódio. Essas bebidas também chamadas de isotônicas tem um ph bem próximo ao do corpo humano aumentando a velocidade de absorção pelo organismo.


Aulas e ensaios que ultrapassem 2 horas 

 Antes:  Recomenda -se fazer uma ingestão de 500ml de água ou isotônico 2 horas antes do exercício. E aproximadamente 250ml meia hora antes.

Durante: se possível a cada 20 minutos  ingerir  aproximadamente 100ml de água ou isotônico por vez. 

Após: hidratar - se com alguma bebida isotonica. 

É importante ressaltar que líquido em quantidade excessiva pode te deixar com naúseas e mal estar.


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Outros beneficios da hidratação correta: 

Prevenção e  auxilio na cura de lesões

Você sabia que a água pode ajudar a prevenção e cura ferimentos? Pesquisas feitas com bailarinos descobriram que apenas aumentando seu consumo de água podem reduzir as lesões ou se curar mais rápido. Como auxiliares, a água na circulação sanguínea varre as  toxinas para longe da área lesionada. Podendo acelerar a cicatrização, reduzir a inflamação por esforços excessivos ou lesão e renovar nossos músculos.

Digestão e desintoxicação

 A água é necessária para que nosso corpo possa digerir e absorver vitaminas e nutrientes. Também desintoxica o fígado e os rins, e leva embora os resíduos do corpo. A água também é um fator chave na digestão. Fibra por si só não pode ajudar a função digestiva adequada. Na verdade, sem água, apenas consumir fibras pode causar prisão de ventre e inchaço.

Manter um peso saudável

 Água não só ajuda a desintoxicar e purificar o corpo, mas ajuda significativamente na perda e controle de peso, bem como a saúde da pele. Nós não só queremos dançar bem, mas como artistas, todos sabemos que é importante ter um peso saudável. A água é um supressor natural do apetite, de modo a desenvolver o bom hábito de beber água pode ser uma ajuda a longo prazo para alcançar e manter um peso saudável, isto não significa que  podemos substituir as refeições por água.

Aumento da energia e concentração

 Se você está desidratado, seu sangue é literalmente mais grosso e seu corpo tem que trabalhar muito mais para fazer com que ele circule. Como resultado, o cérebro se torna menos ativo, é difícil concentrar-se seu corpo se sente cansado. Ao sair cansado depois da aula de dança, o que é absolutamente  normal,  experimente uma rápida recuperação ao beber água. 

 Certifique-se de beber entre as classes não só por sede, mas manter o corpo em alerta e a mente e ativa. Consumo de água adequada pode melhorar a sua energia, aumentar o seu desempenho físico, aumentar a sua agilidade mental e concentração, eliminar toxinas e resíduos, manter a pele saudável, e reduzir dores de cabeça e tonturas.


Fontes: (CASA et al., 2000) (ACHCAR, 1998; MORGAN; VECCHIATTI; NEGRÃO, 2002) (CASA et al., 2000; CARVALHO et al.,2003; LIMA; MICHELS; AMORIM, 2007) (OLIVEIRA, s.p. 2013 ) (Nicolette Braybrook LISTD (Dip) BSc (Chem) Mast. Noz. & Dieta

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