O novo curta do canal Nowness “Portrait of a dancer” capta o tecnicismo macro, bem como a elegância do estilo de Lauren Cuthbertson, em uma peça simples, moderna, com coreografia sob medida.
"Eu estou interessado nesses sacrifícios físicos pelos quais um bailarino passa”, diz o diretor britânico Andrew Margetson sobre o seu filme estrelado pela bailarina do Royal Ballet Lauren Cuthbertson.
No curta a bailarina fala das dores reais do ballet e o seu retorno após sofrer uma lesão grave enquanto ensaiava com Carlos Acosta para o ballet Manon em 2014.
Na segunda parte do curta em preto e branco, Lauren nos arrebata em uma coreografia moderna e extremamente técnica deixando evidente o retorno a sua melhor forma.
“Margot Fonteyn disse uma vez que se o público soubesse a dor que os bailarinos sofrem, apenas os espectadores de touradas poderiam suportar assistir a um ballet!”
Lauren juntou-se ao Royal Ballet em 2002, e depois de sua promoção em 2008 ela se tornou o mais jovem bailarina principal da compania e brilhou em seus papéis nos repertórios Romeu e Julieta, O Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida. E Alice no País das Maravilhas, que foi criado especialmente para ela por Christopher Wheeldon.
Renascer é o retrato da vida de um bailarino de nível superior, superação após superação em vários sentidos. Um problema físico pode trazer vários aspectos emocionais que precisaram ser vencidos, e há um longo caminho até chegar novamente a fluídez do movimento.
"Por trás da beleza sublime e graça sem esforço de uma bailarina a dor de uma lesão é inevitável. Eu pensei que jamais iria dançar novamente.
Os piores momentos da minha vida foram aqueles em que eu não pude treinar, como você pode de repente parar de respirar? Cada vez que eu danço agora, é como se eu tivesse renascido.
Eu me sinto invencível para continuar a lutar e voltar para onde eu pertenço!”
Comments