• Milena Pontes

Super propagandas de ballet! - Vídeos de grandes companhias que você precisa ver!


Passando boa parte do meu dia conectada de olho no mundo do ballet pesquisando conteúdo  aqui para o  blog, ficou impossível ignorar o grande salto que a produção de "super clipes" para a divulgação de espetáculos de ballet deu nesses últimos tempos.

Trata-se de uma  linguagem mais publicitária que nos oferece algo diferente e fresco, no tom exato para absorver o melhor do trabalho em pouquíssimos segundos. Na maioria são uma representação moderna mas sem perder a essência dramática. 

 Infelizmente, essa é mais uma tendência das grandes companhias internacionais, mas faço essa seleção torcendo para que as companhias maravilhosas que temos por aqui passem a divulgar seu trabalho dessa forma também e quem sabe em tv aberta?  

 Se engana quem pensa que o ballet forma “apenas” bailarinos. A  boa divulgação do ballet forma platéia, formam pessoas mais sensíveis A boa divulgação do ballet forma platéia, formam pessoas mais sensíveis com o olhar mais apurado e dispostas a absorver tantos outros tipos de arte... ampliando a consciência, eliminando preconceitos, e mais;  ajuda a acreditar no poder dos sonhos e desejos que vem do coração. 


Bolshoi temporada 2015-16 (divulgação da programação no cinema) 

 Postei 15’s desse video no instagram @tutu4love e as pessoas adoraram e muitas perguntaram de quem era a música usada (Can’t stop Playing (makes me high -  Dr. Kucho) que não tem nada de clássica .

 Acho que mais do que divulgar a temporada, o Bolshoi está buscando uma maior aproximação do público através de elementos que não subtraem em nada a identidade do ballet russo tradicional.

Esse é um dos meus preferidos sem dúvida. 

Queensland Ballet  - Giselle

 Lindos closes e extrema leveza. 

Com foco no segundo ato embalada por um dos *leitmotivs deste repertório, apenas Giselle dançando no escuro da floresta em meio as folhagens secas.  Esse tipo de video permite explorar cenários impossíveis de serem usados em uma apresentação normal.  

*Leitmotiv (do alemão, motivo condutor), em música, é uma técnica de composição introduzida por Richard Wagner em suas óperas, que consiste no uso de um ou mais temas que se repetem sempre que se encena uma passagem da ópera/ ballet relacionada a uma personagem ou a um assunto.


O quebra Nozes (George Balanchine) - Alabama Ballet. 

A icônica melodia da variação da Fada Açucarada nos leva ao clima de Natal ao qual o ballet remete terminando com uma bailarina dançando na palma da mão de uma criança.

 Pode parecer uma produção um tanto antiga se você é bailarino e está habituado a ver mil vídeos, mas se eu fosse uma criança com certeza sentiria muita vontade de estar na platéia e ver isso de perto.


O Lago dos Cisnes -  Nashiville Ballet 

 Coloque a obra prima de Tchaykovsky até no “Videos Cassetadas” e você ainda vai se emocionar. Se tratando desse clipe devo acrescentar que o andamento escolhido é ainda mais bonito, e o fato da bailarina ser negra também me emociona.

 Para quem não conhece toda a questão em torno da diversidade no ballet (leia este post) e ainda mais em torno desse personagem recomendo o documentário The Ballerina Tale  e que conheça um pouco mais sobre as bailarinas Misty Copeland, Ingrid Silva e Lauren Anderson principalmente. 


New York City Ballet 2015-16 Season

 Sempre que vejo algum video do NYCB eu paro tudo que estou fazendo para assistir. Simplesmente eles conseguem inovar sempre. Seja divulgando espetáculos, produzindo documentários, qualquer tape vale ser assistido.

 Neste especialmente que acho maravilhoso, eles contaram com o talento de uma das ilustradoras mais conhecidas do instagram @pointebrush por retratar lindamente o mundo do ballet em uma produção mágica que transita entre a pintura e os bailarinos em atividade. 


Art In Motion: NYC Ballet's 2014-15 Season

 Este é do ano anterior também do NYCB. Coloquei aqui logo abaixo pra que você realmente sinta a diferença entre as duas produções. Este é um mix clássico: palco + bastidores que sempre dá certo! Com uma pitada de closes certeiros e imagens de impacto com a velocidade reduzida agrada gregos e troianos. 


La Sylphide - Opera Nationala Bucuresti 

 Um dos mais emocionantes. Esta produção é quase capaz de nos fazer sentir a textura do tutu e o cheiro da floresta através da iluminação e os closes perfeitos e provavelmente a interpretação dos bailarinos nem te deixem sentir falta dos adágios e todas a parte técnica característicos destes ballet. 

 Ver o personagem inserido no cenário o mais real possível, sempre me inspira de um modo especial! 


The Australian Ballet 2016 Season

 A cerca de três anos o magnetismo do Australian Ballet tem se replicado inúmeras vezes nas timelines onde ballet é o assunto principal. Figurinos, cenários, a técnica masculina, repertório, tudo tem sido referencial made in Australian.

Talvez você assista a este filme e fique intrigado com o que o torna tão belo, pois na essência ele é muito simples.

 Tenho duas respostas em mente:

Primeiro: Relaxa, você é apenas muito apaixonado pelo ballet e vai achar bonito de qualquer maneira.

Segundo: A beleza está em justamente em ser simples, porém muito verdadeiro -  é isso que eu vejo nesse video. Delicadeza e verdade.


SWAN LAKE - Royal Danish Ballet

 Não é por acaso que “Lago” seja o ballet mais popular de todos os tempos, ele tem elementos chaves para cativar qualquer pessoa até mesmo que não entenda nada de dança.

Este teaser traz uma tentativa mais moderna com grande influência do dramático filme Black Swan repare. 


Boston Ballet Presents Swan Lake

 Estes são da temática mais comum quando se trata desse tipo de divulgacão. com os melhores trechos das apresentações anteriores.

 Mas estão aqui nessa seleção porque são realmente lindos e merecem ser compartilhados e tem o bônus de duas versões diferentes.

versão I 

 

versão II


Czech National Ballet

Todo bailarino é um pouco ilusionista. Não há dúvida de que por trás de cada passo existe uma mágica que os olhos não são capazes de acompanhar. Por isso quando assistimos uma performance com a velocidade um pouco mais lenta nos encantamos e transparece o grande esforço físico, todo o trabalho e dedicação, o impacto... Mas ainda assim permanece a leveza e a poesia que torna a técnica clássica tão especial. 

Muitos vídeos promocionais apostam nesse roteiro, mas este traz uma linda seleção de estilos capturando em poucos segundos a força invisível de quem dança. 

Tem algum video que você acha que deveria estar nessa lista? Ou, qual foi o que você mais gostou? Manda pra mim =) milena@tutu4love.com.br 

UPDATE: 

Uma  seguidora super querida (Lianny Florentino de Mendonça) me enviou mais estas duas sugestões do The Royal Ballet que pessoalmente também adoro. 

Este primeiro foi criado para mostrar a importância dos mantenedores da cia.  

 "O calçado é essencial para ballet, permitindo que nossos dançarinos possam dar o seu melhor nas performances. Entre os sapatos, elásticos, fitas o custo total para o calçado é mais de £ 250.000 por ano. O filme segue sobre a vida de uma sapatilha de ponta da fábrica Freed para o palco Royal Opera House, e foi filmado usando uma câmera minúscula anexada a um deslizador, dando uma visão única para a vida nos bastidores do Covent Garden, incluindo os ensaios para o ballet "O Quebra Nozes".

Qualquer pessoa interessada pode ajudar através deste link: http://www.roh.org.uk/pointe


Está segunda sugestão não foi criada oficialmente pelo Royal Ballet, porém o casamento entre a edição é absolutamente possível de ser incorporado em uma campanha promocional. Fica a dica para os marketeiros da companhia!

A escolha dos repertórios e momentos exatos de cada coreografia reunidos aqui, fazem desse video realmente especial e se tornar uma das opções para exemplificar o que realmente é ballet para alguém. 



0 visualização

Ballet também é o seu assunto favorito?

 

 Inscreva-se para receber as novidades. 

© 2015 Tutu4Love | Ballet e Ponto.