• Milena Pontes

Ballet Movies

Atualizado: Jun 25


Nossa lista de filmes e documentários sobre o nosso assunto favorito!


Isadora, a história da bailarina que transformou o mundo da dança. ver o trailler | onde assistir: DVD


Isadora Duncan é conhecida por escrever um novo capítulo na história criando a dança moderna no início do século XX, com sua dança livre que chocava a sociedade conservadora da sua época com elementos da dança grega.

O filme é uma cinebiografia inspirada nos livros My Life de 1927 - ano de sua morte, e Isadora, an intimate portrait de 1928 sobre conversas com o autor Sewell Stokes de quem ela era amiga. Materiais em video com a Isadora Duncan real é quase inexistente, portanto não é possível saber quanto é preciso o retrato que Vanessa Redgrave faz dela, mas sem dúvidas é um filme que alimenta e inspira a alma de muitos bailarinos.


Pacarrete | ver o trailler | onde assistir: 25 e 26 de Junho pelo site Itaú Cinemas .

A protagonista de mesmo nome do filme interpretada por Marcelia Cartaxo, é uma professora de dança aposentada que mora com a irmã e a empregada doméstica. Rigorosa e ranzinza, seu grande sonho é dançar um ballet para a população local durante a grande festa da cidade que está prestes a acontecer. Para isso, ela manda confeccionar um novo figurino ao mesmo tempo em que tenta convencer a prefeitura da idéia do espetáculo.

Entretanto, a falta de interesse da população em geral por espetáculos do tipo logo se torna um grande oponente para a realização do seu sonho motivado pela saudade dos palcos de sua juventude.


Dancers ou Emoções| ver o trailler | onde assistir: youtube Apple TV


Um filme com Mikhail Baryshnikov e Julie Kent com certeza merece ser assistido independente do roteiro.

Esse título tem mais de trinta anos, é de 1987 e a história gira em torno da criação de uma produção cinematográfica do ballet Giselle, enquanto um romance acontece paralelamente.





O grande passo | ver o trailler| onde assistir: Netflix


O que torna esse filme mais especial é o fato de ser baseado em uma vitoriosa história real. A primeira produção sobre o tema foi um documentário apresentado em 2015.

Nishu e Asif tem suas vidas transformadas quando são descobertos por Saul, um grisalho professor de ballet israelo-americano, em uma academia de dança modesta de Mumbai.


Saul os encoraja em uma jornada difícil, mas muito recompensadora, rumo ao domínio de uma forma de dança que para eles é totalmente estranha. Eles rompem as barreiras da sociedade e as pressões familiares para se tornarem os primeiros bailarinos do sexo masculino da Índia.



Yuli | ver o trailler| onde assistir: em espera


O filme sobre uma das estrelas do Royal Ballet, o cubano Carlos Acosta e vai na contramão de muitas histórias que contam a trajetória de um homem no ballet.

Apesar dos esforços constantes do seu pai para que ele tente uma carreira na área da dança, ele não quer ser bailarino!


O garoto é então forçado a ter aulas com um professor empenhado em fazer dele um grande artista, com toda a pressão Yuli se desenvolve na dança e começa a fazer história!



Force of Nature | ver o trailler| onde assistir: em espera


Não haveria nome melhor para um documentário sobre Natalia Osipova. Em um ano de ensaios, desde a produção do Royal Ballet de La Bayadere (com a lendária Natalia Makarova) à dança contemporânea no Sadler's Wells e trabalhos dos coreógrafos Arthur Pita e Sidi Larbi Cherkaoui. Além de Cisne Negro que embora ao lado de sua icônica Giselle, é um de seus papéis mais famosos.

Natalia fala sobre sua vida e história, sua infância na Rússia, seu tempo com o American Ballet Theatre e sua jornada à Opera House. Das salas de ensaio do Covent Garden ao arquivo pessoal, é uma oportunidade única de se aproximar e ter um pouco da visão da alquimia peculiar que faz de Osipova uma artista tão magnética.


O Corvo branco | ver o trailler| onde assistir: Google Play ou Youtube pago


Biografia do lendário bailarino russo Rudolf Nureyev, conhecido por quebrar grandes barreiras no mundo do ballet e de ter ajudado a transformar o papel do homem da dança. Um ótimo filme para assistir inclusive com quem não entende muito de ballet, tem uma fotografia linda e grandes interpretações.

O recorte da vida de Nureyev nos dá uma idéia do lugar de onde veio, e do ambiente que o cercava pré deserção.



Polina | ver o trailler| onde assistir: Youtube *sem legenda em português.


Na Rússia, uma bailarina clássica de futuro está prestes a fazer parte do prestigioso do Bolshoi. Mas fica fascinada após um espetáculo de dança contemporânea, então resolve largar tudo para trabalhar na França com a talentosa coreógrafa Liria Elsaj. As seqüências de dança contemporânea são lindamente montadas. E mais um ponto é que a coreógrafa francesa Angelin Preljocaj é co-diretora do filme.




Sapatinhos Vermelhos | ver o trailler| onde assistir: DVD


Em 1948 o ballet estava se firmando popularmente na Inglaterra, e foi nesse clima que Michael Powell e Emeric Pressburger criaram “Os Sapatinhos Vermelhos”, o primeiro filme de ballet a ser um campeão de bilheteria, ficando entre os dez filmes mais vistos naquele ano na Grã-Bretanha. A protagonista era Moira Shearer, colega (e rival) de Margot Fonteyn, e a presença de Leonide Massine no casting também merece destaque.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O enredo fala de uma jovem e bela bailarina inglesa que sacrifica o amor e a vida pelo ballet. Além de tudo isso, um outro fator encantador é a estética e fotografia desse filme.

Powell um dos cineastas explicou mais tarde: “Durante a guerra disseram-nos para ir morrer pela liberdade e democracia. Depois da guerra “Os sapatinhos vermelhos” disse-nos para morrer pela arte”


Mathilde | ver o trailler| onde assistir: em espera


Um drama russo inspirado no romance da bailarina Mathilde Kschessinska e Nicholas II. Em 2016 o trailer oficial que continha muitas cenas eróticas foi lançado porém representantes do movimento "King's Cross" encontraram uma "distorção de eventos históricos" e "provocação anti-religiosa" e após um pedido ao procurador geral do Estado da federação da Rússia o material foi auditado, depois de aprovado estréiou na Rússia, mas por aqui continuo procurando por ele! Mathilde Kschessinska foi uma bailarina russa de origem polonesa, ela é sempre lembrada como amante do futuro Tsar Nichola II da Rússia antes de seu casamento.

Em 1896 ela obteve o posto de Prima Ballerina dos Teatros Imperiais de São Petersburgo. Porém Marius Petipa não consentiu que recebesse tal título. Embora Petipa tivesse um grande respeito por ela como bailarina, ele a desprezava completamente como pessoa referindo-se a ela em seus diários como "...aquela pequena pessoa secundária e desagradável"!



The Company | ver o trailler| onde assistir: em espera


Baseado em várias histórias reunidas de bailarinos, coreógrafos e funcionários do Joffrey Ballet. A maior parte do filme se concentra na companhia como um todo, sem nenhuma estrela real ou enredo linear, enquanto uma pequena subtrama relata uma história de amor entre dois personagens.

Toda a narrativa expressa a dedicação e o trabalho duro que os bailarinos devem colocar em sua arte, embora raramente sejam recompensados com fama ou fortuna.




Le Roi danse | ver o trailler| onde assistir: DVD (está na wishlist do Google Play acredito que liberem em breve.


Indispensável para quem busca entender como era a dança que se transformou no que reconhecemos hoje como o ballet clássico.

Infelizmente não mostra detalhes da criação da Academia de Real de Dança, mas através da relação do personagem-título, Louis XIV, o rei do sol francês e o gênio musical Gianbattista Lulli ('Jean-Baptiste') Lully podemos ter uma noção da forma dos espetáculos, seus objetivos e o que eles representavam.



A anatomia de um bailarino | ver o trailler| onde: Philos

O brasileiro Marcelo Gomes ficou conhecido como o maior bailarino de sua geração. Este filme acompanha a rotina agitada de viagens e apresentações pelo mundo com o American Ballet Theatre. Ele conta sua trajetória desde a infância no Rio de Janeiro, o apoio e relação com a família e a superação do bullying até chegar ao topo do ballet internacional.

Esse é um dos documentários que indico para todos, me emociona sempre. Já soube que muitas bailarinas o elogiam como partner, mas depois desse documentário os motivos ficam ainda melhores.



Pavlova - A dancer for all time. | clip| onde: youtube (em russo, sem legenda)

O filme começa em São Petersburgo, com Anna ainda jovem observando bailarinos por uma janela, e decide que não quer ser apenas bailarina, mas sim uma das melhores.

A narrativa evolui mostrando sua relação com Marius Petipa, no Mariinsky Theatre. Depois com o coreográfo Mikhail Fokine e os ensaios de The Dying Swan.

Outros fatos importantes da sua carreira como a mudança para Londres, e seu grande sucesso e triunfo mundial; acompanhada sempre de Victor Dandré - seu gerente e marido.

Seu maior desejo de se apresentar novamente no Teatro Mariinsky em sua terra natal, o que não se realizou já que Anna morreu de pneumonia aos 49 anos de idade em 1931 durante sua turnê de despedida em Haia.



Márcia Haydée - uma vida pela dança| ver o trailler| onde: Canal Curta *consultar próximas exibições


A brasileira Márcia Haydée é uma das grandes diva do ballet mundial e inspira bailarinos há gerações em vários níveis. Usou de seu talento para sair da realidade suburbana e migrar para a Europa, na intenção de perseguir o seu sonho. Após arriscar uma carreira internacional sem ter certeza do que estaria por vir, ela foi descoberta por um importante coreógrafo e passou a ser uma das bailarinas mais disputadas do mundo. Depois de sua aposentadoria, Márcia decidiu que não conseguiria viver sem se apresentar, e voltou para os palcos aos 62 anos. Este documentário é uma celebração de sua vida e carreira.



Nijinsky, uma história real |ver o trailler| onde: DVD


Um filme cheio de detalhes para ver e rever várias vezes. Infelizmente ainda não sei se existe disponível online, mas se você é um balletomane assumido vale procurar o dvd por ai.

é baseado no livro livro escrito Romola Nijinsky. Considerado um dos mais controversos mitos do ballet mundial, Nijinsky, causou polêmica dentro e fora do mundo da dança ao formar um triângulo amoroso com sua mulher (autora do livro que inspirou o filme) e seu empresário.


Let’s Dance |ver o trailler| onde: Netflix


Primeiramente a trama de não tem nada de muito original. O filme conta a história de Joseph um dançarino de Hip Hop que chega a Paris para participar do mais importante torneio de sua categoria. Para se manter na cidade acaba virando professor de uma escola de dança clássica, onde conhece a bailarina Chloé que também está se preparando também para o mais importante teste de dança de sua vida. A história lembra bastante outros filmes como hip-hop e ballet, mas o que o faz um pouco superior é o foco realmente na dança e na superação do preconceito que existe entre os diferentes estilos. É a dança que faz com que o casal de protagonistas, Joseph e Chloé, se aproxime, é ela que faz com que eles se separem, e é ela que os une novamente.


Billy Elliot | ver o trailler| onde: Netflix

Um super clássico, Billy Elliot é um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy conhece o ballet, ao qual tem contato vendo a movimentação das aulas que são realizadas na mesma academia onde ele pratica boxe. Incentivado pela professora, que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai em sua nova atividade.


Black Swan | ver o trailler| onde: Netflix


Um drama psicológico que tem como protagonista Nina (Natalie Portman) que tem sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe. Pressionada seu exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial para com a bailarina Lilly (Mila Kunis). Em meio a tudo isso, busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Odette/Odile em uma remontagem do clássico "O Lago dos Cisnes".




Restless Creature | ver o trailler| onde: Netflix


Entre todos os filmes de dança disponíveis na Netflix esse é o meu preferido, o documentário , que conta um pouco da história da bailarina Wendy Whelan, que dançou por 30 anos na New York City Ballet.

Whelan é uma das bailarinas mais admiradas dos últimos tempos, celebrada por seu comportamento não-diva , e claro por sua habilidade técnica e dramatica.

Quando ela chegou aos meados dos seus 40 anos, o New York City Ballet começou a aliviar sua participação em alguns papéis, e uma lesão séria do quadril exigiu cirurgia. É nesse contexto que as filmagens do documentário aconteceram.


Girl | ver o trailler| onde: Netflix

classificação indicativa 16 anos


Um drama belga disponível na Netflix, baseado em uma história real. Lara, a protagonista, é uma jovem bailarina que enfrenta várias barreiras físicas e emocionais enquanto aguarda a cirurgia de confirmação de gênero.

Sob a ótica do ballet não há muitas cenas de demonstração técnica, e artística. Acredito que os bailarinos facilmente vão perceber desconexões dos passos com a música e a repetição de sequências através de ângulos diferentes da mesma cena. Quanto a fotografia, iluminação, ritmo e trilha sonora facilmente nos transporta para a agonia dentro da rotina de Lara. Girl não é um filme sobre o universo do ballet, mas é uma sensível referência na temática que tem as salas de ballet como cenário.


Dancer - Sergei Polunin | ver o trailler|onde: em espera


Um retrato aprofundado sobre a vida, a trajetória e a carreira de Sergei Polunin, um dos mais talentosos e mais controversos bailarinos de todos os tempos, um verdadeiro prodígio do mundo da dança que questiona sua existência e a sua arte em um momento onde está prestes a se tornar uma verdadeira lenda viva.

sobre ele, aqui no blog!





Ballet a La Russe - documentário em 10 episódios |onde: Youtube


Esta série nos leva aos bastidores do Ballet Russo: das salas de aula da famosa Academia Vaganova, aos ensaios de ballets clássicos, aos bastidores nos maiores teatros russos.

Conheça bailarinas de renome e descubra o que é preciso para que eles permaneçam no topo de suas carreiras. Testemunhe rivalidade e romance ...



A última dança| ver o trailler|onde: DVD


Quando a companhia de dança Dance Motive perde o seu diretor artístico, vítima de um derrame cerebral, não só a Cia. perde seu fundador e gênio criador, mas fica sem ninguém para tomar a sua frente e substituí-lo, o que significa o fim do grupo. Alex deixou um grande legado de dança, entre os quais uma famosa coreografia criada há sete anos, mas jamais apresentada. A companhia agora vê a chance de se manter unida estreando esta obra. Entretanto, para que isso aconteça, eles precisam chamar os três dançarinos originais, Travis McPhearson (Patrick Swayze), Chrissa Lindh (Lisa Niemi) e Max Delgado (George De La Pena), que haviam abandonado o grupo. Os três se unem, lutando contra o tempo e relacionamentos mal resolvidos, para dançar a coreografia, a mesma que havia terminado suas carreiras de forma traumática. Assim, acabam descobrindo que antes de enfrentar a dança, eles terão primeiro que confrontar a verdade dentro de cada um. Coreografia final

Gracias! Jullio Bocca| onde: DVD ou trechos no youtube


"O bailarino Julio Bocca disse dança profissional adeus de hoje com um show gratuito emocional diante de uma multidão de dezenas de milhares de pessoas perto do Obelisco, rodeado de amigos e artistas, incluindo Diego Torres, Mercedes Sosa, Eleonora Cassano e Maximiliano guerra. O show começou logo após 21 e marcou o fim da brilhante carreira de Bocca que, ao longo de 27 anos, impressionou o público nos locais mais exigentes do mundo, incluindo aqueles em Nova York, Londres e Moscou, e dança popularizado no país. A dançarina dividiu o palco com ela Argentino empresa Ballet, números de dança internacionais como o Tamara Rojo espanhol, José Carreño (o American Ballet), e Manuel Legris, (Etoile de la Apera Paris), e figuras nacionais como Eleonora Cassano, Maximiliano Guerra, Cecilia Figaredo, Mercedes Sosa, Diego Torres, Carlos "La Mona" Jiménez e Sandra Mihanovich, entre outros. Em uma noite tranquila, o que ajudou a -cifrada multidão pelos organizadores em mais de 300 mil pessoas dizer isso para descartar a maior dançarino que deu o ballet nacional, Bocca estava animado e emocionado a todos com anos subscrição pública no Teatro Colón, e neófitos que, deslumbrado, não surpreendentemente esquerda antes de cada voo e interpretação."

Alguns trechos no youtube:

Julio Bocca, L´Arlesienne, Manuel Legris, del DVD Argentina, Gracias!

Julio Bocca, El Corsario Pas De Trois, Maximiliano Guerra, Eleonora Cassano

Julio Bocca, Años de Soledad

Julio Bocca, El Cisne Negro Pas de Deux con Nina Ananiashvili

Jose Carreño, Cecilia Figaredo, Diana y Acteon, Del DVD Julio Bocca Argentina, Gracias!


A Bailarina| ver o trailler|onde: Netflix


Classificação: Livre, emociona bailarinas de todas as idades.

Paris, 1869. Uma sonhadora menina órfã toma uma atitude arriscada para conseguir o que quer: foge para Paris para realizar o sonho de ser uma grande bailarina. Lá ela decide se passar por outra pessoa, e consegue uma vaga no Grand Opera, onde vai aprontar muitas aventuras.



Center Stage ou Sob a luz da Fama |ver o trailler|onde: Youtube pago*


Talentosos, um grupo de jovens se dedica exaustivamente arte da dança, sacrificando até mesmo seus simples prazeres pessoais para treinar com o vigor de atletas olímpicos. Enquanto vivem alegrias e tristezas relacionados ao amor e juventude, eles sonham com um lugar em uma famosa e seletiva academia de dança.


Clique para assistir!


​Pontos de destaque:

- A história se passa em New York (academias, stúdio, American Ballet School e Metropolitan Opera House).

- Julie Kent, Giulian Murphy entre outros bailarinos consagrados hoje ainda bem jovens participam de algumas cenas.

- No inicio do filme tem uma cena muito legal que mostra os truques e "rituais" das bailarinas antes de iniciarem a aula. Dá pra tirar bons truques dessa cena!

- Apesar de focar no ballet clássico traz cenas bem bonitas de aulas de jazz, coreografias néo-clássicas e montagens originais.

Breaking Pointe |onde: episódios no Youtube


Breaking Pointe é uma série de televisão de realidade americana que estreou 2012. Tem como protagonistas os bailarinos Ballet West, uma cia baseada em Salt Lake City, Utah. Breaking Pointe foi renovado para uma segunda temporada 2013. Mas em 2014 não deram mais continuidade.

A série passa pela história de vida de cada um dos principais bailarinos, incluindo seus dilemas e relações pessoas. As alegrias e dificuldades do início da temporada entre escolha do repertório, elenco e os bastidores das apresentações.


O último dançarino de Mao | onde: Youtube


Na China, durante a Revolução Cultural implementada por Mao Tsé Tung. Aos 11 anos Lin Cunxin (Wen Bing Huang/Chengwu Guo/Chi Cao) foi escolhido para deixar sua família de camponeses e estudar balé em Pequim. Em 1979, durante uma visita ao Texas, nos Estados Unidos, ele se apaixona por uma mulher local. Dois anos depois, ele se torna o principal dançarino do Houston Ballet e também o principal artista do Australian Ballet.



Ballets Russes | trailler | onde: DVD


​Ballets Russes é um retrato íntimo de um grupo de artistas pioneiros agora com casa dos 80, 90 anos que deram à luz ao ballet como conhecemos hoje.


O Ballets Russes ou Balé russo foi uma companhia de ballet emigrada da Rússia, com sede em Paris, cuja atividade manteve-se de 1909 a 1929.Esta grande companhia influenciou todas as formas do balé contemporâneo, e seus vinte anos de existência mereceram, certamente, entrar para a história da dança com o nome de Época de Diaghilev.

A denominação Época de Diaghilev define o período compreendido entre 1909 e 1929 quando o russo Serguei Diaghilev (1872-1929) fundou e esteve à frente de uma das maiores companhias de balé do mundo. Segundo Serge Lifar, último discípulo de Diaghilev, “Os Ballets Russos foram, durante vinte anos, o centro receptor e emissor da vida do balé no mundo inteiro.”

O Ballets Russes começou em 1909 como um teatro de verão do Ballet e ópera russos para se transformar em uma companhia de balé permanente em 1911. Serguei Diaghilev, apesar de nunca ter sido bailarino profissional, conseguiu convencer os melhores coreógrafos, dançarinos e designers da sua época. Ele contratou, entre outros, o compositor russo Igor Stravinsky, o artista espanhol Pablo Picasso, o artista francês Henri Matisse e o poeta e cineasta francês Jean Cocteau. Entre os dançarinos, contou com Anna Pavlova, Tamara Karsavina, George Balanchine e Vaslav Nijinski.

Assim, com colaboradores que compunham o melhor da época em suas respectivas atividades, a companhia Ballets Russes redefiniu a noção de balé durante seus 20 anos de atividade.

Ballet 422 |trailler | onde: youtube


​ Justin Peck é um coreógrafo de 25 anos de idade, em sua maneira meteórica a partir do corpo de baile na famosa New York City Ballet. Peck é uma estrela em ascensão, mas exerce a sua forma de arte para além do brilho de brilho de celebridade.

Ballet 422 leva-nos a uma visita ao mundo sem glamour e ligeiramente arcaico em que um novo ballet é criado. É mostrado um fragmento da estréia real, porque o filme é todo sobre o árduo processo, intensamente colaborativo que trouxe à vida para a temporada de inverno da companhia em 2013.



Ballerina |trailler | onde: DVD


​ Entre os meus preferidos, este documentário dá uma visão da vida de cinco bailarinas que estão em pontos diferentes em suas carreiras. Nos permite olhar para dentro da Academia Vagonova e do Teatro Mariinsk e conhecer a vida de uma bailarina e a rígida formação russa.

Clique para assistir a uma parte.





Ballerinas's Tale |onde: Youtube *baixa qualidade / sem legenda


​Poucos bailarinos chegam aos mais altos níveis do ballet clássico. Desde pequenos apenas uma fração deles são mulheres negras. Misty Copeland, da pequena cidade da Califórnia de San Pedro, retirou-se para a escada no American Ballet Theater (ABT) do estúdio para o corpo de baile e então para solista.

Em 2013, depois de mais de uma década no American Ballet Theatre Misty foi oferecido o papel principal no Firebird de Igor Stravinsky a ser realizado em Nova York Metropolitan Opera House, um grande golpe para uma solista.

Na noite de sua performance Misty dançou lindamente. Mas após a celebração ela revelou que vinha desempenhando com muita dor. Mais tarde Misty descobriu que haviam seis fraturas em sua canela esquerda. Sem cirurgia corretiva a canela poderia um dia quebrar.

Este é um olhar intimista sobre o artista durante um período crucial de sua vida.

Na carreira de Misty Copeland brilha uma luz sobre diversos desafios dentro do mundo do balé clássico: a ausência de mulheres de cor em grandes empresas, apesar de tantas mulheres negras talentosas pronto para dar o salto; a ênfase em corpos magros para impactos bailarinas a saúde de dançarinos profissionais e envia uma mensagem negativa aos jovens fãs ao redor do mundo.

Misty, por causa de sua raça e de suas curvas, é central para ambas as questões no mundo da dança clássica!


First Position |trailler | onde: DVD



Todos os anos, milhares de dançarinos aspirantes a entrar em um dos maiores concursos de balé do mundo, o Youth America Grand Prix, onde os sonhos ao longo da vida estão em jogo. FIRST POSITION pinta um retrato emocionante e comovente das estrelas do ballet de amanhã.


0 visualização

Ballet também é o seu assunto favorito?

 

 Inscreva-se para receber as novidades. 

© 2015 Tutu4Love | Ballet e Ponto.