• Milena Pontes

Especial Valentine's Day: 12 partners inesquecíveis do ballet.

Atualizado: 26 de Ago de 2018

As parcerias são algo muito particular para o mundo do ballet -  a química certa entre dois artistas pode criar uma presença de palco que é maravilhosamente maior do que os seus próprios individuos. O que cria essa química é tão misterioso quanto qualquer caso de amor da vida real. Pode ser um sentimento comum de música e estilo, uma simpatia natural, os tipos de corpos, ou um instinto semelhante para o drama. Enquanto alguns dançarinos prosperaram em uma parceria regular (da mesma forma que algumas pessoas são mais adequados para a monogamia) outros preferem o estímulo emocional e criativo da variedade... 



Fazer listas com grandes nomes do ballet é sempre muito dificil para mim; não existe ser bom neste ou naquele, bailarinos como estes a seguir (e como muito outros) mostram o seu diferencial até parados em primeira posição.

Portanto aviso mais uma vez: Esta não é uma lista justa rs e provavelmente será complementada ao longo do tempo. 

 É a oportunidade de relembrar grandes duplas que merecem ser admiradas e estudadas. E por que não hoje aproveitando o clima do Valentine's Day? 


Margot Fonteyn & Rodolf Nureyev

Rudolf Nureyev era vinte anos mais jovem do que  Fonteyn, foram idolatrados até Margot se aposentar em 1979. E ainda são por muitos citados como os melhores partners de todos os tempos.



Mikhail Baryshnikov & Natalia  Makarova

Baryshnikov algumas vezes falou de seus temores em dançar com Makarova. Ela era impulsiva no palco, o que requer uma mão experiente. Seus parceiros frequentes - Ivan Nagy, Anthony Dowell - eram mais altos e mais fortes do que Baryshnikov.

"Para ser parceiro dela, eu tinha uma responsabilidade tripla para não estragar o ballet", diz ele. "Ela é muito espontânea, ela se jogava para fora do balance. . . e às vezes me pegava de surpresa".


Alicia Markova & Igor Youskervitch 

*colaboração da maestra Ady Ador que também dançou no ABT.

 Igor Youskevitch tornou-se parceiro ideal de Alonso em 1947 e se juntou a ela no ABT em turnê dançando o ballet "Giselle".  Alonso sofria de uma doença ocular e tornou-se parcialmente cega. Seus parceiros sempre tinha que estar no lugar exato em que ela esperava que eles estivessem e ela também usava luzes em diferentes partes do palco para orientar-se. 



Paloma Herrera e Angel Corela

O grand pas de deux de Don Quixote é a introdução perfeita para se apaixonar por essa dupla! Uma sugestão imperdível da bailarina Patricia Nagao. 



Diana Vishneva & Marcelo Gomes 

Quando dança com Vishneva a crítica mundial diz que Marcelo Gomes é capaz de superar a si mesmo e que a química entre os dois é "uma ligação romântica intoxicante" Recomendamos assisti-los em Romeu e Julieta! 



Tamara Rojo & Carlos Acosta

"Quando conheci Carlos eu ainda era uma estudante de ballet na Espanha. Ele veio com o Ballet Nacional de Cuba e o vi fazer Blue Bird em sala de aula. Ele era, e é, incrível. Ele é um artista muito generoso e um parceiro incrível. E nós temos uma coordenação tão natural. Tudo simplesmente se encaixa. Assim, nos permitimos ser realmente livres no palco ".



Alina Cojocaru &  Johan Kobborg 

Alina e Johan tiveram muitas performances memoráveis ​​como membros do Royal Ballet. Nos últimos dez anos, desenvolveram uma parceria única. Talvez o fato de serem um casal também fora dos palcos torne isso ainda mais especial principalmente em "Voices of Springs" sugerido pela bailarina Patricia Nagao. 



Lucia Lacarra &  Cyril Pierre 

Nos primeiros meses de seu relacionamento, Lucia Lacarra e Cyril Pierre estavam vivendo uma crescente paixão enquanto dançavam "Carmen" o que fez dessa montagem muito interessante.

"Todo o poder, todo o drama, e fomos flertando e flertando. Eu amei isso", disse Lacarra.

Marcia Haydée & Richard Cragun 

Ganharam fama mundial especialmente com os ballets drámaticos. Haydée foi uma musa, e desta parceria artística curta, mas fértil destacamos Romeu e Julieta,  Onegin, e  A Megera Domada.


Sylvie Guillem & Laurent Hilaire

Sua parceria com Laurent Hilaire foi descrita pela crítica como maravilhosa e mágica! Estes dois falam com a respiração e com os seus olhos. Eles nos fazem acreditar em seus personagens não apenas como bailarinos que executam excepcionalmente bem os passos de uma coreografia, mas como seres humanos a audiência vive plenamente o amor, sofrimento e o sonho. 



Vladimir Vasiliev & Ekaterina Maximova

Uma minúscula mulher arrebatadoramente bonita, Ekaterina Maximova e Vasiliev formam o "casal de ouro do século 20", era assim que os russos os chamavam. Resistindo mais de 30 anos no palco, sua parceria sobreviveu o emparelhamento Fonteyn-Nureyev. 



Friedmann Vogel & Daria Klimentova

Individualmente são maravilhosos, mas juntos estão acima da média. 

Entraram nessa lista por recomendação da minha amiga e bailarina Mariana Kamimura, mas bastam alguns segundos deles em Manon para ser apaixonar e  querer assistir mais e mais dessa parceria.



17 visualizações

Ballet também é o seu assunto favorito?

 

 Inscreva-se para receber as novidades. 

© 2015 Tutu4Love | Ballet e Ponto.